sábado, 7 de agosto de 2010

E elas querem ser gente…

 

  Não sei por que ainda me assusto com certas coisas que ando vendo ultimamente. Na verdade, era para eu estar mais que acostumada, geralmente quando algo está muito presente em nossas vidas, tendemos a nos acostumar mais facilmente, ainda que tal coisa não seja muito certa. É, somos muito tendenciosos.

  Bom, o fato é que tudo muda. Sua casa, suas roupas, seu cabelo, sua vida, suas atitudes, seus amigos. Principalmente as pessoas, o que é bem natural considerando que estamos em constante evolução. Infelizmente nem todos evoluem… Mas, mantendo o foco... Não uso a palavra evoluir em seu sentido intelectual, mas sim no sentindo de mudar. As gerações, por exemplo, mudam sempre e isso também é totalmente cabível. Já parou para pensar nos adultos de antigamente? Todos cheios de etiquetas e modos corretos de agir. E nos velhinhos (não gosto de usar a palavra ‘idoso’. Acho velhinho tão fofo! Qual o problema com a velhice?) ? Eles eram recatados, usavam roupas que condiziam com sua idade. Ok, nem todos, minha avó nunca fez esse tipinho. Só quem conhece Dona Ana (ou Donana para os íntimos) pode dizer. Mas enfim…

  Se tem uma fase que anda me assustando é a infância. As crianças de antigamente eram fofas até dizer chega! Brincavam na rua, se sujavam, tinham o maior respeito por pai e mãe, mentiam por coisinhas banais e beijar na boca... Só lá pelos 15, que era a idade mágica! E ainda assim tinha que ter toda uma preparação, um ritual, um olho-no-olho, cartinhas com juras de amor... Hoje em dia tudo o que falei simplesmente não existe mais. Os pequenos ao invés de sair e brincar na rua com os amigos, escondem-se atrás da tela de um computador e passam a ter uma vida totalmente privada, sem que os pais tenham a mínima consciência do que eles fazem. Mentem, enganam, desrespeitam o pai e a mãe como se fossem qualquer outro indíviduo. Beijar na boca eles já aprenderam há muito tempo! E querem partir logo para o ‘finalmente’. Vestem-se muitas vezes como adultos e agem como tais!

  Confesso que fico escandalizada com isso. Se o pequeno não tiver uma família presente e pais que lhe indiquem o melhor caminho, a educação do filho simplesmente está perdida. Quando vejo certas meninas tendo conversas absurdas para tal faixa etária, a primeira coisa que penso é nos meus filhos. Naqueles que pretendo ter daqui há uns (muitos) anos. Será que estão predestinados a conviver numa sociedade tão precoce assim? Eles terão contato com gente de verdade ou só com um teclado frio de computador? Suas roupas serão modernas e ousadas para me desafiar? No que me diz respeito, espero que não e farei o máximo para isso não acontecer.

  Fases da vida são etapas pelas quais temos que passar. Todas em seu tempo, do seu jeitinho, com suas devidas descobertas. Por que apressar tanto as coisas? Por que tem-se tanta pressa em passar pela vida? Essas crianças podem crescer por fora (ou achar que estão crescendo), mas o pensamento delas, apesar da perda da inocência, não consegue comportar tanta novidade. Por isso se perdem tão facilmente com tantos caminhos.

  Não preciso nem falar dos adolescentes, que parecem não ter nada na cabeça e achar que nada tem consequência... Me parece que antigamente se tinha um propósito de vida, que hoje em dia está perdido. Talvez o achem por aí, mas temo que seja tarde demais quando isso acontecer.

‘Parece estranho
Sinto o mundo girando ao contrário
Foi o amor que fugiu da sua casa
E tudo se perdeu no tempo’

   Rosa de Saron – Mais quem um mero poema

Créditos da imagem: aqui

4 comentários:

  1. Ai ai, às vezes parece que a gente tá puxando saco uma da outra, mas caramba, a gente pensa muito igual! ^^ Bom, eu já me peguei perguntando a mim mesma: "Será que sou EU quem está errada?" Mas não, eu provavelmente não estou. Prezar a pureza e boas ações nunca me farão estar errada. Eu também não entendo as crianças de hoje em dia (não todas, mas uma boa parte). Eu dou graças à Deus por ter tido uma infância maravilhosa... Deu tempo de brincar, de se ralar, de se sujar, de fazer tudo aquilo que uma criança faz e tem que fazer por direito, rs. (A propósito, tem um post meu que fala sobre isso mais ou menos: http://vocabulo.confabulando.net/recordar/) As crianças e os adolescentes estão de certa maneira tão escravizados pela "moda", pela "tendência", pelo computador, por aquilo que a sociedade impõe. É triste. Triste porque perdem experiências únicas na vida, que só sabe quem viveu, quem sentiu. Eu me considero uma pessoa com espírito de criança, haha. E quando dizem para mim ou para outras pessoas com esse pensamento que ser feliz assim é besteira (ou quando amigos meus mesmo tentam me influenciar para o lado negro da força -n haha, para a malícia ou para esse tentar constantemente ser adulto) eu sempre respondo: "Eu vou ser criança o máximo que eu puder, pois um dia, inevitávelmente, eu vou ter que crescer! :/"

    Com relação ao meu post: Apesar de eu sempre gostar do mais "cobiçado" da sala/colégio eu também ficava um bom tempo gostando deles -.-' 1 ano, 2... E fiquei muito feliz de você gostar de posts pessoais e ter gostado do meu. Eu estava esperando seu comentário, sabia? rs. Era uma situação que eu estava ansiando por opiniões! n_n' Obrigada por comentar. Beijos e fique com Deus.

    Lívia - http://vocabulo.confabulando.net

    Obs.: Eu criei um blog de fofurices, rs. Gostaria que você desse uma passadinha e deixasse sua opinião ^^ http://cute-box.freetzi.com/

    ResponderExcluir
  2. Você tem toda a razão. As crianças, às vezes por influência dos pais, querem crescer rápido e mal sabem elas que estão perdendo grandes momentos. É tão bonito ver uma criança vestida como tal... As menininhas usando aqueles vestidos engraçadinhos, sabe? Mas isso vem se perdendo, querem parecer adultas, usar dois quilos de maquiagem.
    E é normal envelhecermos, mas alguns velhinhos (como você disse rsrs) também não aceitam essa mudança e querem parecer que tem 20 anos. Acho tão natural essa mudança, pra quê parecer uma coisa que não somos? Pra quê se "fantasiar" de adolescente? Fica feio "/
    Bom fim de semana ;D
    [www.donodavoz.com]

    ResponderExcluir
  3. Que lindo o texto *----*
    É bem assim mesmo, as crianças de antigamente não são as mesmas de hoje =/
    Quando eu tinha 12 eu ainda brincava de boneca, e agora elas só querem saber de namorar e outras coisas =S perdem a infância...
    Adorei seu blog!!!
    Já estou te seguindo!
    Se puder visitar e seguir tbm o meu: http://leiturasdokokoro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu também =D Sempre que vejo um livro bom, quero comprar, tenho uma listinha enorme aqui para compras, mas vou ter que esperar para mês que vem =S
    Obrigada por seguir!!!
    Bjuss
    http://leiturasdokokoro.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Deixe sua lembrança...